FAQ

FAQ

Voar de parapente é seguro?

Sim! O parapente é um esporte que evoluiu muito nos últimos anos, tanto em equipamentos quando em técnica, e hoje é extremamente seguro quando feito com responsabilidade de profissionalismo. Procedimentos adequados, equipamentos em ordem, e a correta avaliação da condição meteorológica garantem que o seu voo seja seguro e prazeroso.

Qual a probabilidade de haver falha do equipamento?

Em torno de zero. O equipamento é feito para suportar aproximadamente de 8 a 10 vezes o peso total, tornando praticamente impossível haver qualquer tipo de ruptura.

Tenho vontade de voar, mas tenho medo. O que fazer?

Ter medo é natural, principalmente quando nos aventuramos em novas experiências. Se existe a vontade, já temos praticamente tudo o que precisamos para voar. Estamos à sua disposição para esclarecer quaiser dúvidas que possam lhe ajudar a entender melhor do que se trata o voo (e porque ele é seguro) e a superar seu medo. Entre em contato conosco e pergunte o que quiser!

Como é a saída? Saltamos e o parapente abre depois?

Não. Nós decolamos em vez de saltar. O equipamento fica posicionado atrás, já aberto na rampa. Ao iniciarmos nossa caminhada para frente, o parapente se infla e fica acima de nós – já voando – enquanto ainda temos nossos pés no chão. Aí basta continuarmos nosso movimento que logo entraremos em voo.

O que eu preciso fazer na hora da decolagem? É complicado?

Não. Você receberá instruções básicas de como proceder, e faremos um pequeno ensaio antes de decolar. Em linhas gerais, você precisará andar para frente e eventualmente correr lentamente. E o mais importante: não se sentar antes de entrar em voo! Simples!

É necessário ter alguma habilidade especial?

Não! A única exigência é que a pessoa tenha sua capacidade básica motora íntegra, conseguindo caminhar e correr lentamente. Casos especiais em que haja alguma limitação precisam ser avaliados pelo instrutor. Se esse for o seu caso, não se acanhe em entrar em contato conosco: teremos prazer em lhe atender.

Por que voar de parapente? Qual a diferença pra asa-delta?

O parapente é a forma mais confortável de se voar, sem falar no visual proporcionado pela sua posição em voo: você estará sentado em uma selete (cadeirinha), com total visibilidade. A decolagem e o pouso são mais suaves, pois precisam de menor velocidade, e geralmente são feitos andando. O voo é tranquilo e estável. Mas não se engane: se você acha que o parapente não pode proporcionar a emoção ou a adrenalina da asa-delta, nós podemos provar o contrário, se assim você desejar! 😉

Qual a diferença do parapente para o paraquedas?

Apesar da semelhança no nome e de certa forma no aspecto físico, o parapente pouco tem a ver com um paraquedas, principalmente no que diz respeito ao seu voo. O parapente é tecnicamente uma asa, que se comporta como tal no ar. Por isso falamos “voar” de parapente, em vez de “saltar”. Desde a decolagem até o pouso, no parapente não existe nenhum momento em que há queda livre.

 

Quero voar!